CasaCor São Paulo 2024: Como é o Maior Evento de Design de Interiores da América Latina?

Um mundo de texturas, ambientes imersivos, fragrâncias e detalhes cheios de luz e cor, formam os 70 ambientes assinados da CasaCor São Paulo 2024. O maior evento de Design de Interiores da América Latina, impressiona na riqueza de detalhes e também nos materiais utilizados no décor. 



O principal evento da maior plataforma cultural de design, arquitetura e paisagismo, abriu as portas no prédio do Conjunto Nacional, edifício modernista de David Libeskind, na Avenida Paulista. Esse ano, além dos espaços pessoais como quartos, salas e banheiros, a CasaCor trouxe ambientes direcionados para cooworkings, escritórios, prédio comercial, bares, restaurantes, cafés e lofts.

Acompanhe no nosso artigo um resumo da experiência da CasaCor 2024 e no final algumas das principais tendências sentidas após a visita.

De Presente o Agora: a cultura brasileira como principal tendência no Design e Arquitetura

André Secchin, Diretor Geral da CASACOR, destacou para a organização do evento que a 37ª edição de São Paulo aponta para um caminho mais diverso e conectado com a cultura brasileira. Para ele, o evento é mais do que um grande catálogo de inspirações, mas um espaço de convivência, em que arquitetar relações humanas tornou-se o objetivo central. 


Com o tema "De presente, o agora", a exposição nos convidou a refletir sobre o quanto estamos conectados ao que herdamos de nossos antepassados, e, ao mesmo tempo, o que estamos deixando para as gerações futuras. 

Paulo Azevedo e sua cabana de memórias afetivas 

Dentro dessa perspectiva, é possível encontrar diferentes interpretações do tema proposto, como no ambiente do arquiteto Paulo Azevedo: A Cabana do Lago. No seu loft de quarto e sala, Paulo rememora ambientes de veraneio como uma cápsula do tempo, que fala de família, rotina e detalhes tão pessoais que te fazem questionar: estou entrando em uma exposição ou em uma casa de verdade?


Assim como grande parte da mostra, o ambiente mistura móveis e ítens antigos com peças contemporâneas e atuais. O cenário de filme tão ricamente pensado e montado te transporta, em todos os sentidos, para uma caixa de memórias. O cheiro de verbena e sândalo que perdura pela sala, te envolve ainda mais nas sensações expressas ali dentro. 

Objetos encontrados que dão vida e história aos ambientes

Na sala e cozinha de Carol Mluzzi no ambiente “Legado”, vemos a força da memória e da ancestralidade representados em um papel de parede estampado de floresta e ítens que te transportam para uma cozinha italiana dos anos 50. 

Assim como relembra o texto curatorial de Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CasaCor, nossas decisões cotidianas impactam as futuras gerações, afinal, “sempre seremos os ancestrais de alguém.” Inspirada nessa fala, Carol usou objetos de brechó para compor seu ambiente e mesclados à ideia de novidade, assim como outros ambientes da mostra.

Ancestralidade brasileira na sua forma mais fiel, candomblé, sertão e amazônia

Além da memória afetiva, objetos de “casa de vó” e também ambientes que mesclam o novo com o antigo, a ancestralidade brasileira falou mais alto e se consolidou como um grande tema para os designers. 

Ambientes como o de Alexandre Salles “Ocupação Terreiro”, Gabriel Fernandes na “Casa Veredas Simonetto”, além da exposição dedicada inteiramente à literatura de cordel, a CasaCor enfia suas raízes ainda mais fundo no Brasil e marca de vez a tendência como regra para o design contemporâneo. 


Assim como eventos de decoração do mundo todo, reviver a cultura nacional e trazer a tona o que nos torna mais verdadeiros, a CasaCor de São Paulo não deixou por menos e levou toda a força de nossos ancestrais comuns para ambientes ricamente decorados. 

Agora que você conheceu as sensações e a ideia principal do evento, fique ligado nas maiores tendências para os próximos anos em Design de Interiores.

Conheça as 5 tendências de decoração para 2024 e 2025

1 - Sustentabilidade em Alta


A sustentabilidade continua sendo uma tendência forte na CasaCor São Paulo 2024. Os profissionais estão cada vez mais comprometidos em criar espaços que não apenas encantem visualmente, mas que também respeitem o meio ambiente. Espere ver uma abundância de materiais reciclados, práticas de construção sustentáveis e soluções que promovam a eficiência energética.

2 - Tecnologia Integrada

A tecnologia está transformando o design de interiores, e na CasaCor 2024 não será diferente. A integração de sistemas inteligentes de automação residencial, que permitem o controle de iluminação, temperatura e segurança por meio de dispositivos móveis, será um destaque. Além disso, a realidade aumentada e virtual poderá ser usada para criar experiências imersivas para os visitantes.

3 - Design Biofílico


O design biofílico, que conectará os ambientes internos com a natureza, será uma tendência forte. Este conceito inclui a incorporação de plantas, jardins verticais, materiais naturais e a maximização da luz natural nos projetos. O objetivo é criar espaços que promovam o bem-estar e a saúde mental dos ocupantes.

4 - Espaços Multifuncionais



Com a crescente demanda por ambientes versáteis, os espaços multifuncionais ganharão destaque. Estes designs visam otimizar o uso do espaço, permitindo que um único ambiente atenda a diversas necessidades, como trabalhar, relaxar e socializar. Móveis modulares e soluções criativas de armazenamento serão elementos-chave.

5 - Estilo Minimalista e Confortável



O minimalismo, combinado com elementos de conforto, será uma tendência predominante. Os ambientes devem apresentar linhas limpas, paletas de cores neutras e uma estética simplificada, mas sem abdicar do conforto e da funcionalidade. O objetivo é criar espaços que transmitam tranquilidade e organização.

Além do mundo de informações que temos acesso na CasaCor é uma experiência extremamente inspiradora e enriquecedora, seja tanto para explorar as tendências em design quanto para conhecer as inovações


Comentários