Salone Del Mobile 2024: Conheça as tendências de decoração e os destaques da feira
Para todos que trabalham no ramo do design de interiores e arquitetura, o Salone del Mobile é uma das feiras de design e móveis mais importantes do mundo. Realizada anualmente em Milão, na Itália, é um evento cultural que além de lançar tendências, também é um local para fechar negócios e fazer networking.
Além da exposição principal no Centro de Exposições de Rho, em Milão, o Salone 2024 incluiu uma série de eventos paralelos, como a EuroCucina, uma exposição dedicada para o design de cozinhas e banheiros.
Dentre os principais designers, marcas que serão tendência este ano, a expo mundial trouxe três pontos importantes a serem repercutidos no home desgin. Seriam elas as principais tendências Salone Del Mobile 2024.
Conheça as três principais tendências do Salone Del Mobile em 2024
Em uma edição que marcou a entrada do Brasil para o catálogo de expositores, temos texturas importantes presentes como o vidro e o cristal, que contrasta com a maciez dos tecidos. Para os designs e temas de decoração, a cor bordô e o estilo Art Déco marcaram presença com flores de vidro, pinturas brilhantes, couro cintilante e o uso de metais pesados.
1 - Designs exclusivos reservados a um público seleto
O que é feito com exclusividade nem sempre pode ser mostrado em uma grande feira, portanto, para evitar cópias e até mesmo pirataria, grandes nomes do design não permitiam a entrada de todos em seus estandes.
2 - Grifes de moda cada vez mais inserida no mobiliário e no décor
Uma das tendências que vêm deixando cada vez mais evidente a relação da moda com a decoração é a presença de marcas como Dior, Armani, Louis Vuitton e Hermès, no Salone Del Mobile. Além de marcarem presença na feira, elas unem qualidade, relevância e estilo para o mobiliário e decoração.
A expo dedicou um espaço reservado às grifes no chamado “Circuto Fuorisalone”, que significa Ciruito Fora da Feira, com móveis e artigos para casa. Destaque desse ano esteve para Dolce & Gabbana que desenvolvem peças para casa há décadas no mediterrâneo.
3 - Reaproveitar materiais é o novo normal do mundo da decoração
Longe de ser um DIY “Faça Você Mesmo”, mobiliários apresentados no Salone desse ano foram marcados por peças com materiais reaproveitados. Aumentando o peso dessa tendência, o designer e arquiteto Philippe Starck, lançou as “Cadeiras AI”, construídas com materiais reciclados.
Além de Philippe, um dos ítens que chamaram a atenção foi o lustre Edra que imitava a textura de vidro utilizando plástico, também reaproveitado, em sua forma.
O Salone Del Mobile acontece todos os anos em Milano na Italia.
Para seguir as tendências do Design de Interiores e ainda saber mais sobre mercado e informações sobre a área, segue o meu perfil do Instagram em @pagani.
Comentários
Postar um comentário