MERCADO DE TRABALHO 2024: Perspectivas da profissão de Designer de Interiores
Começar no mercado de trabalho ou até mesmo se manter é um dos desafios para muitos profissionais da área de Design de Interiores. Entretanto, o Brasil registrou uma das menores taxas de desemprego em mais de 10 anos em 2023. Tudo se deve à recomposição do mercado de trabalho que tomou força após a pandemia de Covid-19.
Dentro dessa retomada de força de trabalho, uma das áreas que mais cresce é a construção civil e em consequência a isso, a procura por ambientes decorados.
Além disso, há diferentes formas de trabalhar no mercado de Designer de Interiores, o que não se resume a só atender um tipo específico de pessoa. Hoje em dia, empresas e fábricas também contratam esses profissionais, especialmente para planejar espaços de trabalho que sejam inspiradores e incentivem as atividades de seus colaboradores.
Como está o cenário atual do mercado de trabalho brasileiro?
Segundo dados do Pnad, pela primeira vez em 10 anos, a taxa de desemprego ficou entre 7,9% o que é expressivamente menor que nos últimos anos em 2022 e 2021. Agora em 2024, não só setores como a construção civil estarão em alta no mercado, mas também o de serviços e o agronegócio.
Nesse cenário de melhorias, o Brasil teve mais 1,48 milhão de postos de trabalho formais registrados em 2023, segundo dados do Caged. Apesar da desaceleração no ritmo de crescimento no último ano, o saldo final foi positivo.
Gráfico elaborado pela FGV com dados do CAGED sobre o PNAD de 2023 |
Inteligência Artificial e a força de trabalho humana, quem vence esse embate?
A área de tecnologia, em particular, continua crescendo oferecendo salários competitivos e demandando profissionais qualificados. Por isso que com os avanços da Inteligência Artificial, existe uma demanda por profissionais que saibam integrar essas ferramentas ao seu cotidiano e assim aprimorar as entregas.
Mas calma, não precisa ter medo de perder seu trabalho para um robô, para que isso não aconteça é necessário que você se atualize e busque melhorar a sua carteira de conhecimentos. Segundo o Fórum Econômico Mundial e a Fundação Dom Cabral, é possível que 44% das vagas passem a exigir novas habilidades de seus candidatos.
Rotina de trabalho será um ponto expressivo para designers de interiores
A flexibilidade no trabalho e benefícios além do salário são uma das características mais buscadas e valorizadas pelos profissionais à procura de emprego. Entretanto, aqui existe uma diferença de objetivos, enquanto empregadores buscam por retomar a rotina presencial, os colaboradores procuram rotinas que sejam mais flexíveis em questão de horários e também formatos.
A demanda por casas com espaço para áreas de trabalho também cresceu desde a pandemia, o que também é um reflexo positivo para o mercado de Designer de Interiores. Portanto, a procura por espaços que sejam harmônicos e funcionais se manterá em evidência agora em 2024.
O que se espera do Designer de Interiores em 2024: Lifelong Learning e adaptação às tecnologias
Assim como falamos anteriormente, o mercado de Designer de Interiores está em ascensão, especialmente com o aumento da presença digital, tanto em redes sociais quanto com o uso de IA. Portanto, saber entender as novas tecnologias e se adaptar às buscas dos empregadores é uma das tarefas principais para 2024.
Segundo matéria da Forbes publicado no primeiro trimestre desse ano, 56% dos CEOs da indústria e da tecnologia preveem contratar mais pessoal até 2024 que tenham conhecimentos relacionados à Inteligência Artificial. No Brasil, essa taxa de expectativa de contratação é ainda mais alta do que a média global.
Além disso, devido à crescente preocupação com a sustentabilidade, mais pessoas estão procurando designers que possam projetar móveis de forma eco-friendly, reduzindo o impacto ambiental.
Áreas de maior busca de atuação para novos Designers de Interiores
Com um mercado cada vez mais aquecido e favorável para o profissional de Design de Interiores, o leque de áreas de trabalho aumentam. Assim como o objetivo da profissão é atender os desejos do cliente, podemos montar uma lista de áreas e locais onde o Designer de Interiores pode atuar em 2024:
Decoração: Harmonizando layout, auxiliando em cores de paredes e objetos para criar ambientes confortáveis e harmoniosos, esta é a especialidade mais popular. Ideal para quem busca versatilidade em casa ou no escritório.
Desenho de Móveis: Criando móveis personalizados e funcionais, atendendo às necessidades específicas do cliente. Esta área está em crescimento, refletindo a demanda por funcionalidade e estética na atualidade.
Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos: Projetando plantas, escolhendo materiais e coordenando a execução do projeto em obra, incluindo a seleção de móveis e a consideração de aspectos como sustentabilidade, durabilidade e preço.
Consultoria: Prestando serviços em escritórios de arquitetura, construtoras ou para clientes finais, oferecendo orientação sobre escolhas de design, funcionalidade e durabilidade dos elementos para garantir a harmonia e praticidade no ambiente.
Com todas essas tendências favoráveis, os designers de interiores têm grandes oportunidades de expandir sua atuação e obter reconhecimento em sua área de atuação. Espero que esse texto tenha te ajudado e que agora você esteja mais informado ainda sobre as atualizações do mercado de trabalho.
Compartilhe esse artigo com mais pessoas e me siga nas redes sociais para ficar de olho nas próximas atualizações.
Comentários
Postar um comentário