COMO SUBSTITUIR O COURO NA DECORAÇÃO?

QUAIS SÃO AS OPÇÕES PARA SUBSTITUIR O COURO NA DECORAÇÃO?

Você sabia que a utilização do couro tem sido praticada a mais de 7.000 anos? Pois é, o Couro vem sendo utilizado para produção de diversos produtos há um bom tempo, e com o passar dos anos, o uso do couro acabou sendo uma técnica muito valorizada pela indústria da moda, um dos motivos de auto custo desse material se trata pela dificuldade de sua produção e também pela sua durabilidade.
No Brasil o couro mais comum é o de boi, os animais utilizados pela pecuária para a produção de carnes é também aproveitado para a produção de tecidos com sua pele. De acordo com o relatório da LCA para a Organização das Nações Unidas, 99% do couro é proveniente de animais mortos pela pecuária, porém nos últimos anos a consciência correta do consumo de alimentos ou produtos provenientes de animais vem aumentado, fazendo com que as indústrias se adaptem a nova realidade de consumo de produtos.

Aqui estão alguns couros sintéticos mais comuns encontrados hoje:
O couro de poliuretano (PU) é um couro sintético macio e flexível, que se assemelha muito ao couro animal em aparência e textura. É frequentemente usado em bolsas, roupas e estofados.
Stúdio decorado pelo designer de interiores Fernando Pagani - Suíte com cabeceira de couro sintético marrom escuro

Couro de clorofibras: é feito de fibras de celulose e cloro e é resistente à luz solar, água e desgaste. É usado principalmente em estofados e revestimentos de parede.

Alguns dos tons de couro sintético
encontrados no mercado
Couro de PVC: é um couro sintético mais resistente e durável do que o PU, mas também mais rígido. É frequentemente usado em bolsas, jaquetas e calçados.

Couro de microfibra: é um material sintético composto de fibras finas e densas, que se assemelham à textura do couro animal. É usado principalmente em móveis e estofados.

Couro de poliéster: é um material sintético durável e resistente ao desgaste, mas que não se assemelha muito ao couro animal. É frequentemente usado em bolsas e mochilas.

Couro de pleather: é uma mistura de couro sintético e tecido, o que o torna mais respirável e flexível do que outros tipos de couro sintético. É usado principalmente em roupas, como jaquetas e saias.

Sofá em couro marrom claro, combina perfeitamente para uma estética mais industrial
Também existem alternativas sustentáveis e mais ecológicas para o couro, como usar tecidos naturais como algodão, linho e lã. Esses tecidos são duráveis e possuem uma textura suave e agradável ao toque.

Quarto de Hóspedes com poltrona em couro sintético marrom cor caramelo - Design de Interiores por Fernando Pagani 

Ao invés de usar tapetes e tecidos de couro, você pode optar por tapetes de algodão ou lã, que são duráveis e aconchegantes. Além disso, existem diversos tecidos decorativos, como veludo e jacquard, que podem ser usados em lugar do couro para dar um toque de elegância e sofisticação ao ambiente.

Lembre-se de que existem diversas opções disponíveis no mercado para quem não quer usar couro na decoração! 
Sofá de couro marrom caramelo - Design de interiores por Traço Arquitetura

Tapete de Couro de boi sintético - Projeto de decoração por - Fernando Pagani 
Quer se inspirar com projetos de decoração usando tecido couro? Então confere aqui uma matéria com várias ideias que você vai amar!
Instagram: @pagani 

Tags: #CasaDecorada #Decoração #FernandoPagani #DesignDeInteriores #Couro #CouroNaDecoração

Comentários